apoiantesudl.blogspot.com

domingo, 18 de abril de 2010

Nacional-U. Leiria, 2-0 (crónica maisfutebol.iol.pt)

O Nacional ganhou a primeira final, e com justiça, diga-se. Os alvinegros foram tremendamente eficazes, perante um U. Leiria que vendeu cara a derrota (2-0), desperdiçando até uma grande penalidade. Foi um jogo de «europeus» e venceu quem foi mais feliz na hora do remate. Oldoni e Barcellos, reforços de Inverno, mantiveram vivo o sonho da Liga Europa, os pupilos de Lito Vidigal deram um passo atrás mas ainda podem não estar fora da corrida.

As duas equipas proporcionaram uma primeira parte bem animada, principalmente, após o golo dos nacionalistas. Durante os primeiros 20 minutos, o jogo decorreu mais a meio campo e sem lances de perigo. Até que, os pupilos de Manuel Machado chegaram ao golo, com um grande passe de Juliano que isolou Oldoni, para este fazer um chapéu à saída de Godinho.

Daí em diante a bola andou mais perto das balizas. Os homens de Lito Vidigal subiram no relvado e aos 30 minutos Bitencourt atirou forte, mas à figura de Bracalli. A resposta dos nacionalistas surgiu dois minutos depois, com um bom lance de Luiz Alberto, que assistiu Juliano, mas este rematou rasteiro e ao lado. O mesmo Juliano voltou a lançar Barcellos (36m), que atirou ao lado, com muito perigo.

O U. Leiria teve a sua melhor oportunidade aos 39 minutos. Após um grande passe de Marco Soares, Carlão isola-se mas, no altura do remate, Tomasevic corta de carrinho. A bola voltou para o avançado dos leirienses que, ao segundo remate, viu de novo o central alvinegro a cortar, para ceder canto.

Ao intervalo, o técnico dos visitantes apostou no tudo ou nada, lançando Ronny e Silas nos lugares de Elias e Tiago Luís. Machado respondeu com a entrada de Todorovic (estreia na Liga) e a saída de Luiz Alberto. Mas seria a equipa da casa a chegar ao 2-0. Patacas cruzou e Barcellos desviou de primeira, antecipando-se a Godinho, ao minuto 56. Mais uma vez eficácia!

Bracalli defende penalty

O U. Leiria poderia ter reduzido a desvantagem, numa grande penalidade assinalada por Rui Costa a derrube de Bracalli a Carlão, aos 60 minutos. Mas Marco Soares, chamado a marcar, atirou para defesa de Bracalli.

Foi de novo o guarda-redes dos nacionalistas a estar em destaque ao defender no chão um remate de Zahovaiko, aos 64 minutos. A resposta dos pupilos de Machado surgiu por Oldoni, que perdeu uma boa assistência de Juliano, aos 68 minutos, rematando muito por alto.
Os homens de Lito Vidigal acusaram a falha da grande penalidade. Abrindo mais espaços, deram também hipótese aos locais de contra-atacar com perigo. João Aurélio e Diego Barcellos tiveram boas situações para marcar mas também seria um castigo demasiado pesado para o labor do U. Leiria. A vitória alvinegra é justa e premeia a grande eficácia, num jogo bem entretido.



Sem comentários:

Enviar um comentário